Filipe Estácio

Um pouco sobre minha formação acadêmica...

Em 2012, entrei na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para cursar Educação Física (Bacharelado) e conclui o curso no final do ano de 2016. Essa universidade, fundada em 1960, hoje é referência nacional, sendo classificada no Índice Geral de Cursos divulgado pelo MEC em 2019 como a quarta melhor universidade federal do país e a quinta no ranking geral. O período na UFSC me proporcionou um grande aprendizado com as diversas disciplinas, laboratórios, experiências práticas e de pesquisa.

 

Durante o período de graduação na UFSC, tive a oportunidade de fazer uma graduação sanduíche com bolsa de estudos da CAPES na Michigan State University (MSU). Considero essa uma das melhores (se não a melhor) experiência de vida profissional e pessoal. A MSU foi fundada em 1855 e está no top 70 de universidades pelo mundo de acordo com o Times Higher Education World Reputation Rankings 2019. Na MSU, tive a oportunidade de estudar inglês, educação física e também fazer estágio e pesquisa entre os anos de 2014 e 2015.

Com a intenção de me manter na área acadêmica e me capacitar ainda mais, engatei minha graduação em uma pós-graduação "lato sensu" logo no início de 2017 na Estácio. Na Estácio (não, não tive bolsa e descontos por conta do meu sobrenome hehe) fiz uma especialização em fisiologia do exercício - prescrição do exercício. Conteúdos muito práticos e específicos para a minha atuação profissional e que utilizo na minha rotina com os alunos.

A vontade de estudar e oportunidade me fizeram voltar pra UFSC. Dessa vez para um programa de mestrado acadêmico em educação física na área da Biodinâmica do Desempenho Humano. Outro período de muito aprendizado, com disciplinas mais aprofundadas, horas e horas em laboratório, participação em eventos científicos, palestras de alto nível e muito mais. Foram 2 anos que passaram voando e assim conquistei o título de Mestre em Educação Física (início de 2020)

Minhas Experiências Profissionais

Avaliação e prescrição de exercícios - É preciso saber avaliar antes de qualquer coisa. Anamneses, avaliações posturais, físicas e de movimento são utilizadas antes de prescrever o treino específico para o aluno. Nas academias Body Master Academia, Academia Bosque Fitness e World Gym Floripa tive a honra de aprender muito sobre avaliação e prescrição de treinos de forma eficiente e segura com excelentes colegas. A soma de experiências (PRÁTICA + TEORIA) adquirida no dia a dia das academias e na minha formação me possibilitam traçar inúmeros caminhos para chegar na meta do cliente.

Treinamento esportivo - Nesse ramo da educação física já tive o prazer de trabalhar em duas grandes equipes. Atuei na comissão técnica das equipes do Avaí Futebol Clube (sub-20) e Istepôs Futebol Americano. Poder participar no planejamento e execução de treinos e estar presente em jogos oficiais é muito bacana. Conhecer as realidades de equipes de alto nível, suas limitações e a rotina desses atletas foi uma experiência enriquecedora. O trabalho com um grande número de atletas diferentes ao mesmo tempo é desafiador, pois um treino vira um quebra-cabeça, mas o resultado nos dias de jogo são motivadores. 

 

Sistema Único de Saúde (SUS) - Experiência incrível que tive também como estagiário na época de graduação. Muitas pessoas não sabem, mas o profissional de educação física está inserido no Núcleo de Apoio à Saúde da Família e tem um papel importantíssimo dentro de uma equipe multidisciplinar.

Muito conhecimento envolvido em ações feitas com a comunidade, como: grupos de exercício físico na praça, grupo de apoio a pacientes com dor, grupo de apoio para mulheres com incontinência urinária, grupo de apoio para fumantes, grupo de hábitos saudáveis, ações em escolas públicas da região e participação em consultas multidisciplinares.

ensaio nikon filipe -08.jpg

Contato

Sugestões, dúvidas, críticas ou novas ideias? Preencha o formulário que irei responder em breve!

© 2020 por FilipeEstácio. Criado por Doing Ideias